São Paulo vence duas categorias e conquista a Copa das Federações 2012

Tenistas de São Paulo fazem a festa na premiação da Copa das Federações. Crédito: Rodrigo Petterson/Foto Arena

Maior competição por equipes do tênis brasileiro, a Copa das Federações foi encerrada nesta terça-feira no Santa Mônica Clube de Campo, em Curitiba, com a equipe de São Paulo se sagrando a grande vencedora deste ano após ter colocado representantes nas finais de todas as categorias, garantindo 136 pontos contra 120 do Rio Grande do Sul e 112 do Paraná.

Embora tenha ficado com o vice-campeonato no geral, o Rio Grande do Sul foi o estado que mais categorias venceu , conquistando três títulos nas categorias 14 anos masculino, 16 anos masculino e 16 anos feminino. São Paulo e Paraná venceram duas categorias cada, sendo que os paranaenses levaram a melhor nas finais de 14 anos feminino e 18 anos feminino, enquanto Santa Catarina venceu nos 12 anos feminino.

O time de Santa Catarina precisou vencer nas duplas para fechar o confronto com São Paulo e a tenista Luiza Braghini conseguiu fechar vencendo suas duas partidas.  A tenista que já venceu etapas do Circuito Nacional Correios Infanto Juvenil ressaltou a diferença que a torcida faz para uma competição como a Copa das Federações. “Foi legal, é mais legal por causa da torcida”, comemorou a tenista.

Tenista sempre presente nas finais de 12 anos do Circuito Correios, o paulista Bruno Pessoa também comemorou a vitória da equipe de São Paulo na final de sua categoria diante do Paraná. “Foi muito legal porque a gente interagiu muito bem, a gente teve a torcida e foi coração”, vibrou o jovem atleta.

Nos 14 anos feminino a equipe paranaense contou com toda a pressão da torcida contra as jogadoras de São Paulo e conseguiu a vitória ao fechar em 2 a 0 o confronto com Gabriela Rezende em quadra. “O Paraná no 14 feminino não era campeão há três anos, então foi muito legal”, afirmou Rezende.

O gaúcho Orlando Luz havia previsto que a decisão dos 14 anos masculino seria nas duplas e ele acertou, além de fechar sua participação vencendo todas as partidas que disputou para dar o título da categoria ao Rio Grande do Sul contra São Paulo. “Foi ótimo, foi decidido nas duplas ali e a gente ganhou dos favoritos, de São Paulo. Eles foram campeões no geral, mas quem dominou a final dos 14 fomos nós”, comemorou Orlandinho.

Destaque brasileiro no Circuito Cosat pela categoria 16 anos, o gaúcho Gabriel Hocevar também foi fundamental para a vitória do Rio Grande do Sul na decisão contra São Paulo. Ele fez um jogo longo com Osni Santos  Junior e abriu o caminho para a vitória na final que foi confirmada com Rafael Matos. “A gente ganhou também no ano passado, mas neste ano foi especial por equipe estar bem unida, foi muito gratificante”, comemorou Hocevar.

Campeã sul-americana de 16 anos com a equipe brasileira neste ano, a gaúcha Suellen Abel também teve papel importante na vitória do Rio Grande do Sul de virada no confronto com São Paulo, que havia vencido a primeira partida com Sophia Chow. “A gente ganhou nas duplas, foi bem difícil. A gente estava perdendo o segundo set e virou, foi uma bela vitória”, vibrou Suellen Abel.

Um dos destaques do Circuito Correios Infanto Juvenil, João Lucas Menezes foi o tenista que recolocou São Paulo na disputa com o Rio Grande do Sul na vitória de virada pela final da categoria 18 anos masculino. “Foram muito duros os jogos. Perdemos o primeiro, ganhamos o segundo e a dupla, mas foi muito bom, a equipe está de parabéns”, comemorou o tenista de São Paulo.

Outra tenista que fez a alegria do estado anfitrião foi Maria Vitória Beirão, que venceu a primeira partida de simples, antes de Eduarda Santos fechar o confronto com São Paulo pela final dos 18 anos feminino. “Primeiro a gente ganhou do Rio Grande do Sul na semi, depois a gente ganhou de São Paulo e foi super legal. A torcida ajudou um monte e o time estava com muita garra”, vibrou a tenista local.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s