São Paulo vence Copa das Federações pela 11ª vez em Uberlândia

Foto: Cristiano Andujar

Foto: Cristiano Andujar

Uberlândia (MG), 14 de julho de 2015 – O estado de São Paulo conquistou nesta terça-feira o seu 11º título da Copa das Federações no Praia Clube, em Uberlândia, com uma das melhores campanhas já realizadas na competição, em vantagem de 32 pontos para o vice-campeão.

Com 140 pontos, os paulistas superaram os estados do Rio Grande do Sul, que encerrou a classificação com 108 pontos na segunda colocação, e o Paraná, que ficou em terceiro lugar com 83 pontos.

Presente em sete das oito finais possíveis na competição, São Paulo venceu as chaves de 12 anos feminino, 14 anos masculino, 14 anos feminino e sub-23 anos feminino, além do vice-campeonato de 12 anos masculino, 16 anos feminino e sub-23 anos masculino.

Derrotada no ano passado por Minas Gerais, São Paulo investiu na competição deste ano e trouxe a Uberlândia reforços dentro e fora da quadra.

“No ano passado, logo depois que a gente perdeu, os treinadores me procuraram e pediram melhores condições para preparar o time. Então nós prometemos uma equipe mais completa para fazer uma melhor campanha e viemos com um treinador para cada categoria, um treinador coordenador da equipe, uma nutricionista, um preparador fisico e uma van para ajudar na logística dos treinos. Tivemos um treinamento antecipado, reunimos todo mundo e foi isso. Aprendemos a lição do ano passado e corrigimos para este ano”, afirmou Luiz Fernando Balieiro, presidente da Federação Paulista.

“Fizemos um planejamento minucioso, preparamos a equipe quatro dias antes em São Paulo, eles se encontraram, instauramos um belo espírito de equipes. Tudo aqui estava planejado e organizado em função dos horários dos jogos, tivemos acompanhamento de preparador físico, de nutricionista que estava com eles na quadra o tempo todo, uma equipe de treinadores que são a nata do tênis do estado, tudo para chegar neste 11º título”, completou Albers Bernardes, delegado da equipe de São Paulo.

Terceiro colocado no ano passado, o Rio Grande do Sul chegou ao vice-campeonato com os títulos das categorias 16 anos masculino e sub-23 anos masculino, além do vice-campeonato da categoria 14 anos masculino.

O Paraná voltou ao pódio este ano com o terceiro lugar ao conquistar os títulos de 16 anos feminino e 16 anos masculino B.

Atual campeão, Minas Gerais ficou na quarta colocação com o total de 73 pontos, com uma final disputada no vice-campeonato da categoria sub-23 anos feminino.

Ao todo, a Copa das Federações contou com 17 estados participantes e 81 equipes divididas entre as categorias 12 anos, 14 anos, 16 anos e sub-23 anos masculino A, masculino B e feminino.

Assim como nos últimos anos, a Copa das Federações é uma competição indicada pela Confederação Brasileira de Tênis nas categorias 14, 16 e sub-23 anos masculino e femino da divisão A para o programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

Nesta quarta-feira, a partir das 10h, começa a disputa da chave principal (GA) do Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil Individual, o Brasileirão, também nas quadras do Praia Clube.

Confira abaixo a classificação final:

  1. São Paulo – 140 pontos
  2. Rio Grande do Sul – 108 pontos
  3. Paraná – 83 pontos
  4. Minas Gerais – 73 pontos
  5. Santa Catarina – 72 pontos
  6. Goiás – 72 pontos
  7. Distrito Federal – 58 pontos
  8. Rio de Janeiro – 49 pontos
  9. Bahia – 45 pontos
  10. Ceará – 28 pontos
  11. Mato Grosso do Sul – 26 pontos
  12. Pernambuco – 24 pontos
  13. Amazonas – 14 pontos
  14. Paraíba – 12 pontos
  15. Mato Grosso – 10 pontos
  16. Pará – 7 pontos
  17. Maranhão – 5 pontos

Veja o resultado final de cada categoria:

12 anos feminino: São Paulo campeão – Distrito Federal vice

14 anos feminino: São Paulo campeão – Bahia vice

16 anos feminino: Paraná campeão – São Paulo vice

23 anos feminino: São Paulo campeão – Minas Gerais vice

12 anos masculino A: Santa Catarina campeão – São Paulo vice

14 anos masculino A: São Paulo campeão – Rio Grande do Sul vice

16 anos masculino A: Rio Grande do Sul campeão – Goiás vice

23 anos masculino A: Rio Grande do Sul campeão – São Paulo vice

12 anos masculino B: Bahia campeão – Ceará vice

14 anos masculino B: Ceará campeão – Rio de Janeiro vice

16 anos masculino B: Paraná campeão – Mato Grosso do Sul vice

23 anos masculino B: Ceará campeão – Mato Grosso do Sul vice

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s